quarta-feira, 23 de março de 2011

Science Museum - questões

18.
Os dois novos materiais do futuro são intermetálicos, ou seja, são compostos metálicos com propriedades extraordinárias.
Um dos materiais do futuro é o alumineto de titânio que é muito forte, mesmo quando submetido a altas temperaturas. Reduz o peso das peças de motores a jacto, permitindo assim benefícios ambientais, porque necessitam de menos combustível.
O alumineto de titânio aplica-se principalmente no motor a jacto de equipamentos que têm que suportar altas temperaturas e força.   
Este material tem uma estrutura muito ordenada e porosa, com muitos espaços entre as partículas. Também é um catalisador muito eficiente.
O segundo material do futuro é o alumineto de níquel. Também é um material intermetálico. Possui igualmente uma estrutura ordenada.
É utilizado nas pilhas de hidrogénio. É considerado uma energia limpa.
Este material, sendo um catalisador, é utilizado nas células alcalinas que podem ser usados em telemóveis, computadores portáteis, motas e barcos.
 





Figura 38: Célula alcalina e lingote de alumineto de titânio
 19.
A pulseira verde/roxa que se encontra na galeria dos materiais é uma pulseira feita de tântalo.
O tântalo foi isolado pela primeira vez em 1903 pelo cientista Werner von Bolton. Actualmente o tântalo é um metal muito importante hoje em dia.
É um metal de transição azul-cizento. É utilizado como material para implantes cirúrgicos porque reage pouco com os fluidos corporais. É igualmente usado em ligas devido à sua dureza e resistência à corrosão e é fácil de trabalhar. É usado em equipamentos químicos onde o calor tem de ser transferido sob intensas condições corrosivas.
Figura 39: Pulseira de tântalo

Sem comentários:

Enviar um comentário